Foi confirmado na manhã deste domingo (14) o falecimento de Guilherme Galiano, antigo presidente do Conselho de Administração da TV Zimbo e uma das vozes mais emblemáticas da RDP África. A informação foi divulgada por órgãos oficiais de comunicação social, como a Angop e a RNA.
Segundo essas fontes, Galiano morreu em Lisboa, aos 64 anos, vítima de doença. Nas últimas horas, colegas e amigos têm prestado homenagem à sua carreira e legado.
“Mais uma grande voz da RDP África que se cala. Descanse em paz”, escreveu a jornalista Lissandra Capela.
“Fomos bons amigos durante a minha permanência em Luanda”, lembrou Isabel Teixeira.
“Eu e ele demos início às emissões da RDP África. (…) Ele abriu a emissão e eu dei continuidade”, recordou Carlos Rebelo, sublinhando o protagonismo de Galiano no arranque da estação, a 1 de abril de 1996.
Com mais de quatro décadas de carreira, Guilherme Galiano destacou-se como locutor, apresentador e gestor, tendo contribuído para o desenvolvimento da comunicação social em Angola e para a aproximação cultural entre países lusófonos.
A TV Zimbo, a RDP África e outras instituições devem divulgar nas próximas horas informações sobre as cerimónias fúnebres.
Fontes: Angop, RNA, publicações de jornalistas e amigos nas redes sociais.
Sem comentários:
Enviar um comentário