![]() |
| Fotografia de autoria de Anacleta Jóse |
Programa: Reportagem 8000
Emissora: Rádio Zango 8000 (A Sintonia da Centralidade)
Data: 25 de Janeiro de 2026
Repórteres: Carla Panzo (Icolo e Bengo) e Advirgem Maia (Namibe)
Abertura (Estúdio)
Chakuisa (Locutor): Reportagem 8000, aqui na Rádio Zango 8000, a Sintonia da Centralidade. Luanda, cidade mãe. Hoje, a capital de Angola celebra 450 anos de existência. Uma história feita de resistência, cultura, diversidade e esperança. Entre o passado que nos moldou e o presente que nos desafia, Luanda continua viva no coração do seu povo. É neste espírito de celebração e memória que a Rádio 8000 apresenta a reportagem especial sobre o aniversário da cidade de Luanda. Acompanhe.
Bloco 1: Reportagem em Icolo e Bengo
Repórter: Carla Panzo
(Carla Panzo): Hoje, Luanda celebra o seu dia. Uma cidade que é o coração económico, cultural e político do nosso país.
A Rádio Zango 8000 saiu às ruas aqui no Icolo e Bengo para ouvir a voz dos cidadãos sobre o significado de Luanda, os seus desafios e as esperanças para o futuro.
Pergunta (Carla Panzo): Olá, boa tarde. Com quem estamos, por favor?
Entrevistada (Débora Figueira): Débora Figueira.
Pergunta (Carla Panzo): Senhora Débora, o que é que tu gostarias de ver mudado em Luanda?
Resposta (Débora Figueira): Primeiramente, gostaria que mudasse o saneamento básico. Há muito lixo na cidade de Luanda e gostaria muito do fator higiene, saúde e ambiental. Que Luanda fosse uma cidade mais limpa, mais organizada. Não que não seja, mas o nosso governo pode fazer melhor para o bem-estar da população.
(Carla Panzo): Ouvimos também Cláudio Mateus, que reflete sobre o papel centralizador da capital.
Pergunta (Carla Panzo): Senhor Cláudio Mateus, o que Luanda representa para o seu país?
Resposta (Cláudio Mateus): Luanda é a capital desse nosso belo país. É o centro das atenções de Angola. É onde temos concentrado, infelizmente, todos os poderes do Estado. Achamos que já seria um período para a desconcentração, mas Luanda é onde quase tudo acontece; é a reserva do nosso país. O Estado faz o seu dever na construção de infraestruturas, mas nós, cidadãos, não podemos ir em contramão destruindo estradas e pontes.
(Carla Panzo): A preservação do bem comum é a tônica para quem deseja uma cidade melhor.
Pergunta (Carla Panzo): Senhor Hermenegildo Iuritalia, qual é o conselho ou mensagem que deixa aos cidadãos angolanos?
Resposta (Hermenegildo Iuritalia): A mensagem é a valorização dos bens públicos e o cuidado com o lixo. Como diz o slogan do Ministério do Interior: "Mude antes que seja tarde". Todos unidos, teremos uma Luanda limpa, organizada e própria para que qualquer cidadão, nacional ou estrangeiro, consiga ser feliz aqui.
Encerramento do Bloco (Carla Panzo): Da Rádio Zango 8000, falou Carla Panzo, trazendo a voz do povo para os nossos microfones.
Reportagem na Província do Namibe
Repórter: Advirgem Maia
(Chakuisa): Do Icolo e Bengo, viajamos até à província do Namibe,onde esta a Advirgem Maia .
Pergunta (Advirgem Maia): Boa tarde, com quem tenho o prazer de falar?
Entrevistado (Jorge): Aqui fala o Jorge.
Pergunta (Advirgem Maia): Senhor Jorge, o que Luanda representa para o país?
Resposta (Jorge): Luanda, além de ser a capital, representa riqueza. Lá encontramos o Museu da Moeda e outros monumentos históricos. Luanda representa a cultura do nosso país.
Pergunta (Advirgem Maia): O que o senhor Jorge gostaria de ver mudado em Luanda?
Resposta (Jorge): A província está boa, mas temos que primar mais pela higiene. Gostaria que as ruas estivessem mais limpas.
Pergunta (Advirgem Maia): Que mensagem deixas aos cidadãos de Luanda?
Resposta (Jorge): Vamos valorizar a nossa cidade, respeitar as nossas culturas e valorizar mais a higiene da nossa capital.
Encerramento do Bloco (Advirgem Maia): Foram estas algumas opiniões dos cidadãos sobre a nossa querida Luanda. Da Rádio 8000, falou Advirgem Maia.
Fecho da Reportagem (Estúdio)
Chakuisa (Locutor): Luanda é mais do que uma cidade. É voz, é ritmo, é luta e é futuro. Aos 450 anos, Luanda continua a escrever a sua história todos os dias através do seu povo. Esta foi uma reportagem especial da Rádio 8000, celebrando o aniversário da capital angolana. Luanda, 450 anos de existência. Parabéns à nossa cidade!
(Trilha encerra com o slogan) "Reportagem 8000, aqui na Rádio Zango 8000. A sintonia da centralidade."
Ouvir a entrevista :
.png)
.png)









Sem comentários:
Enviar um comentário