Na quarta-feira, 26 de novembro de 2025, em Bissau, o candidato presidencial Fernando Dias da Costa e o líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, foram detidos por homens armados e levados para a Base Aérea da capital, segundo relatos confirmados por autoridades e partidos de oposição.
O incidente ocorreu poucas horas após disparos terem sido ouvidos perto do Palácio Nacional e da sede da Comissão Nacional de Eleições, no mesmo dia de um anúncio de tomada de poder por militares. A sede da campanha de Fernando Dias teria sido invadida violentamente antes da detenção.
Com a detenção dos principais atores da oposição, o país vive uma escalada da crise política já em curso. A intervenção das forças armadas e as detenções ocorrem num contexto de intensa disputa eleitoral e acusações de manipulação de resultados.
A comunidade internacional e observadores regionais acompanham atentamente os acontecimentos, enquanto a população guineense assiste a mais um capítulo de instabilidade política em um país com histórico de golpes.
.png)
.png)










Sem comentários:
Enviar um comentário