Eleições presidenciais na Argentina: conheça os candidatos - Rádio 8000

NOTÍCIAS

Home Top Ad








Post Top Ad








segunda-feira, 26 de junho de 2023

Eleições presidenciais na Argentina: conheça os candidatos

O candidato governista é Sergio Massa. Na principal chapa de oposição haverá uma disputa entre Horacio Rodriguez Larreta, o prefeito de Buenos Aires, e Patricia Bullrich, ex-ministra da Segurança.

A Argentina vai escolher um novo presidente neste ano, e todos os pré-candidatos já foram definidos.
O atual presidente, Alberto Fernández, não vai concorrer. Mauricio Macri, que o antecedeu na Casa Rosada, também não, e nem a atual vice-presidente, Cristina Kirchner, que foi presidente por dois mandatos.
O principal embate deve ser, mais uma vez, entre o peronismo de esquerda (herdeiros políticos de Juan Perón, que foi presidente da Argentina três vezes no século passado) e a centro direita.
Na Argentina, todas as coligações são obrigadas a fazer uma votação primária --mesmo se houver um só candidato.
Essa votação é conhecida pela sigla Paso (Primárias Abertas, Simultâneas e Obrigatórias). Os eleitores são obrigados a votar nessas prévias. No local de votação, eles escolhem qual será a coligação na qual eles vão votar. Por isso, a Paso é tida como um ensaio do que vai acontecer nas eleições gerais.
Conheça abaixo os pré-candidatos das principais frentes políticas:
Peronistas (coligação União pela Pátria)
Houve uma reviravolta na sexta-feira (23), e o atual ministro da Economia, Sergio Massa, terminou o dia como o candidato à presidência do grupo que ocupa o governo.
Na quinta-feira, o ministro do Interior, Wado de Pedro, havia sido escolhido –ele é um aliado de Cristina Kirchner.
No entanto, na sexta-feira à noite a frente publicou um tuíte no qual afirma que o candidato será Sergio Massa, e o candidato a vice-presidente será Agustin Rossi.








Sem comentários:

ADS

Pages