Washington, 26 de janeiro de 2026 – Os ex-presidentes dos Estados Unidos Barack Obama e Bill Clinton emitiram esta semana apelos públicos para que os cidadãos norte-americanos se manifestem de forma pacífica em resposta às recentes ações de agentes federais que resultaram na morte de civis durante operações em Minneapolis, no estado de Minnesota.
As declarações conjuntas surgem após a morte de dois cidadãos nos últimos dias: Renee Nicole Good e Alex Jeffrey Pretti, ambos mortos durante abordagens realizadas pelo Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), o que provocou uma onda de protestos e críticas em várias cidades dos Estados Unidos.
Em comunicado divulgado nas redes sociais, Obama qualificou o tiroteio que vitimou Pretti como uma “tragédia comovente” e afirmou que o episódio deveria servir como uma "chamada de alerta" para todos os americanos, independentemente de sua filiação partidária, já que muitos valores fundamentais da nação estariam “cada vez mais sob ataque”.
O ex-presidente também criticou as táticas dos agentes federais, afirmando que cidadãos esperam que as forças da lei atuem de modo responsável e em cooperação com líderes estatais e locais. Na mesma declaração, Obama incentivou os americanos a protegerem suas liberdades básicas, responsabilizarem o governo e apoiarem protestos pacíficos contra o que consideram injusto.
Bill Clinton também se pronunciou em suas redes sociais, condenando as cenas de violência e repressão associadas às operações federais. Ele destacou que protestos pacíficos e cidadãos que exerciam seu direito constitucional de observar e documentar as ações foram detidos, espancados e, “no caso de Good e Pretti, mortos a tiros”. Clinton afirmou que tais eventos são “inaceitáveis” e pediu que a população se levante e fale, lembrando que as liberdades conquistadas ao longo de mais de dois séculos não podem ser desperdiçadas.
As mortes de Good e Pretti, ambas de 37 anos, e a resposta da população e líderes políticos intensificaram o debate público sobre o papel e os métodos das agências de aplicação da lei nos Estados Unidos, especialmente no contexto de operações de imigração, com multidões realizando protestos em diversas cidades do país.
.png)
.png)









Sem comentários:
Enviar um comentário