Manila, 6 de novembro de 2025 — O poderoso Tufão Kalmaegi já provocou pelo menos 114 mortes e deixou mais de 120 pessoas desaparecidas nas Filipinas, segundo informaram as autoridades locais e a agência nacional de gestão de desastres. A tempestade, que atingiu o arquipélago no início da semana, causou inundações generalizadas, deslizamentos de terra e danos severos a infraestruturas em várias províncias do norte e centro do país.
De acordo com o Departamento de Meteorologia das Filipinas (PAGASA), o Kalmaegi desloca-se agora pelo Mar da China Meridional, tendo recuperado força nas últimas 24 horas. A tempestade deverá atingir o centro e o norte do Vietname nas próximas 36 horas, onde as autoridades já iniciaram operações de evacuação em massa em comunidades costeiras e zonas de risco.
O governo vietnamita estima que mais de 250 mil pessoas poderão ser deslocadas preventivamente. As autoridades também suspenderam atividades pesqueiras e aulas escolares em várias províncias, enquanto equipas de emergência se preparam para possíveis inundações e ventos que podem ultrapassar 180 km/h.
Nas Filipinas, o Exército e a Cruz Vermelha continuam os trabalhos de busca e salvamento em regiões isoladas. Estima-se que mais de 500 mil famílias tenham sido afetadas, e milhares de casas ficaram completamente destruídas.
Organizações humanitárias internacionais, como o Programa Mundial de Alimentação (PMA) e a Cruz Vermelha Internacional, anunciaram o envio de equipas de apoio logístico e médico para as zonas mais atingidas.
O Kalmaegi é o décimo segundo tufão a atingir o Pacífico em 2025 e um dos mais devastadores da última década, segundo o Centro Meteorológico Regional de Tóquio.
📰 Fonte: Hindustan Times – “Typhoon Kalmaegi death toll hits 114 in Philippines; storm rebuilds strength as it heads to Vietnam” (06/11/2025).
.png)
.png)








Sem comentários:
Enviar um comentário