Luanda, 15 de Novembro de 2025 — Pelo menos 70 pessoas ficaram feridas na sequência de confrontos e tumultos registados nos arredores do Estádio 11 de Novembro, momentos antes do início do jogo particular entre Angola e Argentina, que atraiu milhares de adeptos.
De acordo com informações divulgadas pelo Instituto de Emergências Médicas de Angola (INEMA), entre os feridos contabilizam-se 23 casos de trauma, resultado de quedas, empurrões e pisoteamentos, e 47 situações de mal-estar, incluindo crises de hipertensão e desmaios provocados pela superlotação, calor intenso e desorganização na entrada.
O incidente teve início quando um grupo de adeptos, muitos deles sem bilhete ou portando objetos considerados proibidos, tentou forçar a entrada no recinto desportivo. A situação rapidamente saiu do controlo, levando à intervenção da polícia, que usou meios de contenção para dispersar a multidão. A ação agravou o tumulto, causando correria e pânico.
Apesar da confusão, não há registo de mortes. As autoridades também informaram que, até ao momento, não foram efetuadas detenções relacionadas ao episódio.
O amistoso, que marcou a presença da seleção argentina em Luanda, terminou por ser ofuscado pela violência fora do estádio. Esta é a maior ocorrência de incidentes envolvendo adeptos registada nos últimos anos em eventos desportivos no país, reacendendo debates sobre segurança, organização de grandes eventos e a gestão de multidões.
A Federação Angolana de Futebol e as autoridades de segurança prometeram abrir uma investigação para apurar responsabilidades e evitar a repetição de episódios semelhantes.
FONTES: Diário do Grande ABC,O Tempo,Italpress:,GSP (romeno)
.png)
.png)








Sem comentários:
Enviar um comentário