O ativista angolano Gangsta 77 encontra-se nos Estados Unidos da América, onde se prepara para participar numa manifestação agendada para o dia 29 de setembro, junto à sede das Nações Unidas, em Nova Iorque. O protesto coincide com as celebrações do 80.º aniversário da ONU, evento que contará com a presença do Presidente angolano, João Lourenço.
A ação é promovida por membros da diáspora angolana, que pretendem denunciar problemas relacionados com direitos humanos, liberdade de expressão e gestão dos recursos públicos em Angola. O objetivo, segundo os organizadores, é dar visibilidade internacional às preocupações de muitos cidadãos sobre a governação no país.
Gangsta 77, que chegou recentemente aos Estados Unidos, partilhou nas redes sociais a sua motivação:
“Família dos Estados Unidos, já cheguei, por vias do aeroporto de Boston. Agora vou apanhar o carro para Nova Iorque, são somente três horas de carro. Dia 29 de setembro, vamos manifestar diante da sede das Nações Unidas, contra a presença do ditador João Lourenço na celebração dos 80 anos da ONU.”
A manifestação deverá reunir angolanos residentes em vários estados norte-americanos e noutros países, reforçando o apelo a uma participação pacífica e cívica. Os organizadores esperam que a iniciativa contribua para chamar a atenção da comunidade internacional para as reivindicações sociais e políticas em Angola.
Sem comentários:
Enviar um comentário