ICOLO E BENGO:Cartões Multicaixa do Banco BIC deixam de funcionar e causam transtornos a alguns clientes - Rádio 8000

NOTÍCIAS

Home Top Ad








Post Top Ad








segunda-feira, 21 de abril de 2025

ICOLO E BENGO:Cartões Multicaixa do Banco BIC deixam de funcionar e causam transtornos a alguns clientes

  
Luanda, 22 de abril de 2025 — Vários clientes— Vários clientes do Banco BIC enfrentaram dificuldades com os seus cartões multicaixa, que deixaram de funcionar repentinamente, gerando transtornos em transações via ATMs e terminais de pagamento automático (TPA). O problema, segundo relatos, já persiste há semanas e tem impactado o dia a dia de muitos cidadãos.


Maria Fernanda, de 43 anos, foi uma das afetadas. Em entrevista à Rádio 8000, expressou a sua frustração:


"Há um mês que não consigo pagar as propinas das crianças porque o cartão não funciona. Nos primeiros dias dava apenas para consultar nos TPAs, agora nem dá para ver o saldo. O cartão simplesmente parou de funcionar. Hoje vim aqui para ver se pode resolver a minha situação."


O mesmo problema é vívido por António Guedes, morador do Zango 3, que também falou à nossa reportagem:


"De repente o meu cartão multicaixa parou de funcionar. Já limpei com álcool e mesmo assim nada. Não passa. Essa situação está a ser desgastante para mim. Desde quinta-feira que estou sem dinheiro."

A nossa equipa de reportagem deslocou-se até à agência do Banco BIC no Zango 2 para buscar esclarecimentos, mas as respostas locais foram insuficientes. Em busca de uma explicação mais técnica, entraremos em contato com o atendimento ao cliente do BIC, onde o senhor Mauro prestou os seguintes esclarecimentos:


"Informamos que esse fenômeno transpassa o Banco BIC. Outros bancos também experimentam essa situação. A princípio, entende-se que é porque os cartões com chip são mais suscetíveis a ondas eletromagnéticas que desorientam o chip, causando falhas em ATMs e TPAs."


Mauro explicou ainda que o banco está a estudar formas de resolver o problema e garantiu que se trata de um fenómeno recente, de carácter técnico, que afecta várias instituições bancárias.


Como medida provisória, o banco recomenda aos clientes a realização de um “reset” do cartão.


"Depois do reset, orientamos que o cliente utilize primeiro a hóstia do cartão no TPA, em vez do chip. Se ainda assim o problema persistir, deverá dirigir-se ao balcão de domicílio para solicitar a substituição do cartão."


Até ao momento, o Banco BIC não divulgou um comunicado oficial detalhado sobre o caso, e os clientes aguardam uma solução definitiva.

Sem comentários:

ADS

Pages