CÂNDIDO ANANAZ BIOGRAFIA - Rádio zango 8000

Breaking

Home Top Ad

 





Post Top Ad

sexta-feira, 26 de abril de 2024

CÂNDIDO ANANAZ BIOGRAFIA

  BIOGRAFIA DE CÂNDIDO ANANAZ 


Teófilo Cândido Ananaz, Batizado artisticamente por Cândido Ananaz por um jornalista da RNA (João Miguel Chagas em Memória) em 1985 quando se deslocou a Benguela ao festival Nacional da canção política.

 Começou a sua carreira musical a 1 de fevereiro de 1984, foi vencedor do segundo festival nacional da canção política, realizado no Cubal, em Benguela, no ano de 1985, realizado sob o lema, Um Canto Elementar Para Agostinho Neto. 

Em 1976, com apenas 12 anos, subiu no palco pela primeira vez, cantando(Quem Matou Amilcar Cabral de David Zé) no primeiro  aniversário da Independência Nacional de Angola, no salão nobre da Administração Municipal de Moçâmedes (Namibe).

No ano a seguir, na lição 100 de Língua Portuguesa, do professor Manuel Victoria Pereira, cantou a música do conceituado músico Tanga, com o título de Cambuta, tendo sido por pouco tempo, cantor infantil, da OPA.  

A carreira musical, começou

 a 1 de fevereiro de 1984, com o grupo Estrela Juvenil (com o Chico Bamby"em memória", Jusal, Gerinho, Nelson Robinson, Orlando Gomes, Lourencito e Paixão"Pitchon"). No ano de 1985 venceu o segundo Festival Nacional da Canção Política, realizado no Cubal/Benguela,  sob o lema, "Um Canto Elementar Para Agostinho Neto". Membro da UNAC, desde 1986. Ainda neste ano, participa pela primeira vez numa tournée, com a Banda Fenomenal, nas províncias da Huíla (Lubango, Chianje nos Gambus, Humpata e comuna da Huíla e Namibe, Moçâmedes e Tômbwa , numa digressão de 3 meses, fazendo parceria com o Mamborrô e Fakir Silva, o mágico.

Participação em eventos:

 -1987, no Festival Nacional dos Alunos do Ensino Médio, em Luanda;

-1987, no Festival Internacional da Canção Política (Alen Mack) em Blagoevgrad/Bulgária, tendo no final do mesmo ano, participado na campanha de plantação de 4500 árvores (eucaliptos), na comuna da Palanca, município da Humpata. 

- 1988 e 1989, participou na Colunas de Solidariedade para com as FAPLA, internacionalistas cubanos e Swapo, pela JMPLA-JP, na despedida do Primeiro Continente Cubano, que saiu de Angola, na 5 região Militar (Huíla, Namibe, Cunene e Cuando Cubango), no eixo Lubango-Kahama-Xangongo;

-1988 primeira participação Nacional no Top dos Mais Queridos, com a musica "Belezas Naturais"

-1989 segunda participação Nacional no Top dos Mais Queridos, com a musica "Sujoca"

-1990 terceira participação Nacional no Top dos Mais Queridos, com a musica "Desabafo"

-1991, participou na caravana "Show da Paz", nos municípios do Porto Amboim, Sumbe e Gabela, com os músicos Vavá do Cuanza Sul, Proletário, Zizi Mirandela, Robertinho e Diabick. 

Ainda em 1991, a ENDIPU produziu e editou e a CABGOC patrocinou, o LP de originais (Belezas Naturais), lançado no Namibe, em dezembro de 1993. 

 Membro fundador da Brigada Manguxi (Movimento Nacional da Canção Política) que mais tarde, denominou-se, "A Trova",

tendo participado na recepção (no Futungo de Belas) de vários dirigentes internacionais (incluindo a recepção do Nelson Mandela).

Em 1997, fez parte duma tournée em Windhoek (Namíbia) com o grupo N Sex Love, numa caravana dirigida pelo Adão Filipe.

No mesmo ano, participa no 14 Festival Mundial da Juventude e Estudante em Havana/Cuba, com a banda Zimbo, o Ballet Nacional, os músicos, Kafalas Brother e o Diabick. No ano a seguir (1998),  da caravana que participou na Expo-Lisboa/98(com a Banda Zimbo e os artistas Clara Monteiro, Gaby Moy e Irmãos Almeida). 

No ano de 1999, participou no Festival "Angola Em Paz" do programa Nação Coragem, da Orion, em Luanda.

 2006/07, esteve a gravar o CD "Compasso" em Paris/França, interrompido, por questões de saúde.

Em 2015, participou nas comemorações(cantando no acto central) do quadragésimo aniversário, da Polícia Nacional de São Tomé. No ano de 2016, foi o director artístico, na produção do CD do Ministério do Interior(MININT), com o título"MININT, 37 Anos ao Serviço da Nação, Cancioneiro 2016.

Neste momento trabalha no projeto OVIPALA - Povos & Emoções, de recolha de música folclórica da região Sul de Angola (das tribos Nyanekas, Ovambos, Hereros, N'gaguelas, Umbundos e outros sub grupos da região. A ideia é entrarmos no meio da comunidade e buscarmos o que querem ouvir, entrando nos mais variados temas culturais da região.


REDAÇÃO 8000


Sem comentários:

ADS

Pages