O activista condenado pelo crime de ultraje contra o Estado, seus símbolos e órgãos por ter chamado o Presidente angolano de "bandido e palhaço", bem como aos efectivos da Polícia Nacional esta em liberdade desde sexta feira passada (23.06), após vários apelos da defesa, sociedade civil e organizações de defesa dos direitos humanos.
LUANDA — O activista angolano Gilson da Silva Moreira "Tanaice Neutro", detido desde 13 de janeiro de 2022,encontra se em liberdade desde sexta feira passada 23 de junho do ano em curso. o jovem foi condenado, em outubro do mesmo ano, a uma pena suspensa de um ano e três meses, pelo crime de ultraje ao Estado, seus símbolos e órgãos, por ter feito um vídeo onde chamava o Presidente angolano, João Lourenço, de "bandido" e "palhaço".
"Tanaice Neutro" foi colocado em liberdade, na sexta-feira (23.06). A sua detenção vinha sendo contestada por vários atores da sociedade civil, que deploravam, sobretudo a sua condição "delicada" de saúde.
Numa carta aberta ao ministro da Justiça de Angola, Marcy Cláudio Lopes, a Amnistia Internacional manifestou, em abril, a sua "preocupação pela detenção arbitrária do ativista" e alertou para a deterioração do seu estado de saúde. Em entrevista ao canal do Youtube Mwangole Tv o actvista disparou palavras de descontentamento contra o governo angolano liderado pelo presidente da republica João Lourenço ,Tanice Neutro revelou que ao longo da sua prisão foi assediado com dinheiro para mudar de posicionamento de forma a apoiar o governo angolano. a oposição não foi poupada o activista lançou duras criticas contra Adalberto Costa Júnior e o seu partido, ativistas também foram vitimas das criticas do revolucionário .
o artista lançou um grito de socorro ,pedindo ajuda para um procedimento cirúrgico devido o seu problema de saúde ,Tanice Neutro encontra se com Hemorroide doença que tem debilitado o seu estado físico e psicológico .
Redação por Chakuisa Muachinguenji
Revisão Mirosmar Dos Santos
Sem comentários:
Enviar um comentário